As atividades humanas geram grandes impactos no meio ambiente, em que as atividades empresariais também se incluem, configurando-se como uma das intervenções mais impactantes.
Vivemos em um tempo de drásticas alterações climáticas e ambientais pela ação do homem. Por isso, já não é mais possível pensar apenas em ser uma empresa lucrativa do ponto de vista econômico, pois junto aos lucros gerados, deve estar a responsabilidade social, que é possível somente com a adoção de atitudes e estratégias mais sustentáveis
Hoje, a cobrança por ações mais sustentáveis não deve partir apenas da sociedade no geral, mas sim da própria empresa, dos gestores aos colaboradores, para contribuírem com o equilíbrio ambiental e, consequentemente, social.
Nesse sentido, uma empresa sustentável é aquela que se preocupa com a utilização de recursos em todo o seu processo produtivo, e em todas as áreas de funcionamento da sua rotina organizacional.
Eliminando as preocupações econômicas, você já parou para pensar na quantidade de energia gasta pela sua empresa? Nos copos descartáveis consumidos? Na quantidade de papel utilizada?
Se alguma ou todas as respostas foram impactantes, apenas com essas três suposições já é possível verificar que a alta demanda da sua empresa por produtos de origem natural impactam o meio ambiente promovendo um aumento do desmatamento, do estresse hídrico, da poluição, entre outros problemas.
Por isso, separamos alguns caminhos que a sua empresa pode seguir em direção a um futuro – e um presente -, mais sustentáveis!
1 – Estabelecer processos mais transparentes: na busca por se tornar uma empresa mais sustentável, é fundamental estabelecer uma transparência nos processos, tanto para a comunidade interna quanto externa à organização, para que as práticas da empresa sejam conhecidas e compreendidas.
2 – Diminuição do uso de descartáveis: as áreas de alimentação e limpeza são as mais afetadas pelo consumo de produtos descartáveis nas empresas. Como parte integrante de um conjunto de estratégias mais sustentáveis, está o estímulo pela diminuição do uso desses produtos, ao incentivar os colaboradores a optar por copos ou canecas reutilizáveis, a levar de casa os seus próprios talheres, entre outras ações.
3 – Optar por fornecedores mais sustentáveis: por também fazerem parte da cadeia produtiva das empresas, é importante que na busca pela sustentabilidade empresarial, elas busquem por fornecedores que também realizem práticas sustentáveis em suas operações, contribuindo para a manutenção do equilíbrio ambiental, social e econômico.
4 – Gerenciamento dos resíduos: a gestão de resíduos feita adequadamente inclui muito mais do que apenas a instalação de lixeiras para o descarte de materiais reciclados. Além da separação consciente, a gestão envolve também um incentivo durante todo o processo na própria produção de resíduos em si, controlando os materiais utilizados na rotina da empresa, priorizando sempre os materiais de descarte prolongado.
5 – Adoção da documentação eletrônica: a tecnologia é uma grande aliada das empresas que estão buscando um caminho mais sustentável. A cultura paperless, por exemplo, já é uma grande tendência, que consiste em reduzir significativamente o uso de papel, optando em seu lugar pelos meios digitais.
Nesse sentido, a adoção da documentação eletrônica é de fundamental importância, colaborando para uma empresa mais econômica, eficiente e sustentável.
A informatização de documentos agrega ainda às empresas uma maior segurança dos dados e informações, garantias legais da documentação empresarial digital, otimização das rotinas organizacionais, entre diversos outros benefícios.