5 ferramentas para otimização dos processos gerenciais

Tornar a rotina organizacional mais funcional e mais eficiente é um objetivo de muitos empresários e gestores.

A competitividade do mercado exige que cada vez mais os profissionais sejam capazes de fazer mais com menos. Nesse sentido, ferramentas, estratégias, técnicas, entre outras soluções que visem a otimização dos processos gerenciais são importantes para melhorar os resultados das empresas.

As ferramentas servem principalmente como forma de aumentar o controle sobre os processos, estabelecendo um conhecimento a respeito de tudo aquilo que envolve cada uma das atividades produzidas na empresa. Para o sucesso na sua aplicação, a gestão de processos adequada exige uma padronização e um aprimoramento contínuo.

Conheça agora 5 ferramentas de gestão que podem auxiliar a otimizar os processos do seu negócio!

1 – EPM: EPM é a sigla em inglês utilizada para Enterprise Process Model, ou Modelo de Processo Empresarial, que consiste na realização de um mapeamento dos processos da empresa através de uma representação gráfica, que busca descrever todas as operações organizacionais.

A ferramenta pode ser digital, através de softwares dinâmicos e colaborativos, ou pode ser realizada com o auxílio de programas de planilhas, como o Microsoft Excel ou o Google Planilhas.

2 – Avaliação 360º: esse é um modelo de ferramenta que busca um acompanhamento das equipes, em que os gestores são capazes de monitorar os indicadores apresentados pelo colaboradores, estabelecer uma padronização nos processos, possibilitando feedbacks mútuos, já que ele permite que os membros das equipes possam avaliar a si mesmos e aos outros.

3 – PDCA: A sigla corresponde às palavras planejamento, execução, monitoramento e ação. O ciclo PDCA é uma excelente ferramenta estratégica para as empresas que buscam uma otimização nos seus processos, pois auxilia na organização dos objetivos e atividades, além de poder ser aprimorada constantemente, uma vez que se trata de uma matriz cíclica.

4 – Programa 5S: os 5Ss do programa se referem à palavras em japonês que significam utilização, arrumação, limpeza, padronização e disciplina. O programa baseia-se principalmente em princípios de organização e utilidade, que ajudam as empresas a adquirirem hábitos mais saudáveis, e, consequentemente, trazer mais resultados.

5 – Six Sigma: a metodologia Six Sigma é uma ferramenta utilizada para o gerenciamento de processos de qualidade, contribuindo com a execução com qualidade dos produtos/serviços e processos pelas empresas. As etapas envolvem a definição das metas e objetivos da empresa, a mensuração dos indicadores e metas, a análise desses indicadores, a implementação de soluções para o melhoramento dos processos, e um controle, para verificar os erros e redefinir as estratégias.

Leave a Comment

submit loader