Como superar os desafios do trabalho remoto

De acordo com a lei, é considerado trabalho remoto todo o tipo de trabalho realizado de maneira externa à empresa, com exceção daqueles em que a premissa é por si só externa, como instalações elétricas e eletrônicas, como tv a cabo, internet, entre outros serviços.

Com o cenário de crise desenhado pela epidemia do novo coronavírus, a adoção do trabalho remoto se tornou uma realidade em muitas empresas que não adotavam esse modelo antes. Por esse motivo, diversas modificações e adaptações tiveram de ser feitas para a superação dos desafios impostos por ele.

Embora em um primeiro momento a forma de trabalhar remotamente tenha sido adotada em função de uma necessidade emergencial, muitas empresas viram os seus resultados subirem, bem como a produtividade das suas equipes.

Em uma pesquisa feita pela empresa de software de recrutamento e seleção Kenoby, 90% dos profissionais que têm trabalhado de casa acreditam que esse modelo de trabalho será o futuro das empresas. Companhias como a CVC, Coca-Cola, Twitter, XP, já irão aderir ao teletrabalho pelo menos até o fim de 2020, considerando uma melhora nos seus processos internos e no engajamento dos seus colaboradores.

Considerando o contexto atual e futuro apresentados, mostra-se cada vez mais urgente a necessidade de investimento em tecnologias pelas empresas, que impulsionem a nova forma digital de se trabalhar.

A adoção de novas ferramentas tecnológicas é fundamental para o andamento dos processos, já que as equipes estão distantes, e irão necessitar de informações, dados, documentos, entre outros recursos, para conduzir as suas atividades de forma qualificada e produtiva.

Para as empresas que pretendem ou já trabalham remotamente, a garantia da diminuição dos custos das operações e da eficiência passa por soluções que incluem:

  • Armazenamento e compartilhamento seguro das informações, utilizando serviços em nuvem;
  • Digitalização das documentações, aliado à necessidade da adoção da assinatura digital de documentos com validade jurídica e identidade eletrônica;
  • Utilização de plataformas de produtividade, para o gerenciamento de tarefas e equipes de forma dinâmica e prática;
  • Utilização de ferramentas para a realização de reuniões e encontros por videoconferência.

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